
Pressão alta, colesterol
acima do desejável, diabetes e sobrepeso. Esses são apenas alguns dos problemas gerados por uma alimentação desequilibrada, cheia de comida industrializada, frituras e gorduras ruins. E o resultado é sempre o mesmo: depois que a doença e os riscos aparecem, o jeito é correr atrás e modificar os hábitos – e sair da coxinha no lanche para uma fruta nem sempre é fácil. O ideal seria que as crianças aprendessem a importância de uma alimentação saudável e mantivessem esses hábitos, o que evitaria uma série de contratempos na fase adulta. E é exatamente este o objetivo de um projeto que está acontecendo em diversas escolas públicas de Sergipe.
A VBX Refeições Coletivas, empresa responsável pelo fornecimento de alimentação escolar em seis municípios sergipanos, está implementando um programa de “Educação Nutricional”, com palestras voltadas para crianças de diversas idades – e outras para os seus pais. O objetivo é transmitir noções básicas sobre o que é uma alimentação saudável, quais são os tipos de alimentos e quais os benefícios de manter uma dieta equilibrada. As palestras estão sendo realizadas nas redes municipais atendidas pela empresa.
Palestras
A nutricionista Caroline Linhares, da VBX, explica que as mostras sobre alimentação saudável são divididas em três tipos. No primeiro, a palestra é ministrada para crianças de cinco a oito anos, onde são abordados conceitos mais simples, como a diferença entre alimentos industrializados e naturais. Em slides, tudo é apresentado, e há um diálogo com a criançada. No final da palestra as crianças são convidadas a montar a sua própria salada de frutas, podendo escolher entre diversas opções, tendo a oportunidade de provar alimentos diferentes. A maior parte se surpreende com sabores e frutas novas, e adora.
A outra palestra, direcionada a estudantes de oito a catorze anos, já é um pouco mais complexa – mas os temas são abordados sempre de maneira lúdica, como na brincadeira onde os jovens são convidados a montar uma pirâmide alimentar, colocando as figuras dos alimentos que devem estar na base e no topo. Há ainda outra exposição, voltada para os pais.
“O objetivo é educar os alunos sobre o que é alimentação saudável, mostrando quais são as melhores escolhas, um conhecimento que os meninos e meninas vão utilizar tanto dentro da escola como fora”, explica a nutricionista Carolina.
Lanche
Um dos desafios para a equipe da VBX Refeições Coletivas é tentar conscientizar as crianças sobre o tipo de lanche que elas levam para a escola – lembrando que os pais não precisam mandar essa comida, já que as escolas são atendidas pela empresa, servindo uma alimentação escolar saudável e com cardápio preparado sob supervisão de nutricionistas.
Segundo Carolina, mesmo em comunidades mais simples, onde as pessoas possuem renda mais baixa, é comum que os pais mandem lanche para as crianças. Geralmente, comida industrializada, como refrigerante, suco de caixinha, pipoca, batatinha e biscoitos recheados.
“Muitas mães pensam que a alimentação saudável é a mais cara, mas não é bem assim. Uma fruta, no lanche, é muito mais saudável e é bem mais barata. O importante é saber fazer as escolhas corretas. Nas escolas onde a VBX Refeições Coletivas fornece a merenda, existe um cardápio que é preparado especialmente para elas, então não é necessário trazer balas e doces, além de outros tipos de comidas industrializadas”, falou a nutricionista.
Questionada se as crianças conseguem assimilar bem os conceitos, que muitas vezes são complexos e ignorados até pelos adultos, Carolina Linhares afirma que sim, as crianças compreendem. “Tudo é transmitido de uma forma simples e direta, com imagens e brincadeiras. Elas conseguem assimilar bem, e como resultado, no mínimo, passam a questionar mais os seus pais, quando alimentos industrializados entram em casa”, falou.
As palestras são estabelecidas em um cronograma anual e são iniciadas assim que as aulas são retomadas. Há uma meta para a realização de palestras, em cada município, de acordo com o número de alunos. Em Aracaju, por exemplo, pelo menos uma palestra é realizada por semana.
O duro é perceber que durante a palestra, olhando para as crianças, é possível ver na pasta ou na merendeira de muitos, balas e pirulitos, enviados pelos pais. A imagem resume tudo: a maioria das pessoas ainda não possui sequer uma noção do que seja uma alimentação saudável e recomendada pelos médicos. Daí a importância deste tipo de ação, que pode ser um bom início, levando conhecimento e ajudando a criar uma geração de adultos com bons hábitos alimentares e mais saudáveis.